terça-feira, 24 de agosto de 2010

JACOTOT E O MÉTODO EMANCIPADOR

JOSEPH Jacotot, foi um pedagogo francês do séc. XIX, cuja prática estava sustentada em metodologias tradicionalistas e tecnicistas e que acreditava ser papel do mestre apenas transmitir seus conhecimentos aos alunos a fim de educá-los e ao se deparar com uma situação inusitada modifica totalmente sua maneira de pensar.
“Contudo, atribuía ao ensino a função de reduzir a desigualdade social, aproximando o ignorante e o saber. Ele afirmava que a igualdade devia ser o ponto de partida e não o objetivo a ser atingido. Para ele, já naquela época, qualquer indivíduo, por menos que conhecesse do saber formal, trazia como bagagem uma infinidade de sabedoria adquirida em sua vivência e o mestre devia aproveitar esses saberes. “
Apesar da distância entre os tempos de Jacotot e os dias de hoje, há lições que ele apresenta que são bastante atuais. Jacotot teorizou e desenvolveu métodos de ensino, após sua experiência na Holanda, que colocava o mestre como facilitador da aprendizagem e não como mestre explicador ou instrutor. Sua experiência pedagógica rompe com a lógica das outras pedagogias. O autor contrapõe-se a ideia do mestre todo poderoso, detentor de todos os saberes, e do aluno como um caderno a ser preenchido.
Os seres humanos não são como as formigas que repetem seus atos de forma autômata, eles constroem saberes, habilidades e competências. A emancipação da humanidade pressupõe um funcionamento igual, universal das inteligências, coletivamente falando. A autonomia se dá sempre através do saber é ela que propicia um instrumento onde a igualdade torna-se-á uma possibilidade.
Por isso, Jacotot dizia que “a explicação do mestre emudece a palavra ensinada.”
Assim também o diz Paulo Freire: “que as pessoas se educam entre si mediatizadas pelo mundo, ou seja, ninguém educa ninguém ou que ninguém educa a si mesmo”
Onde conclui-se que o processo de aprendizagem por meio da EAD é uma possibilidade de educação emancipadora, já que a mediação é realizada no grupo e a aprendizagem se dá na medida do potencial do desejo existente no aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário